O projeto Memórias do Rio Cachoeira

             A poesia grapiúna, a sonoridade da Banda Manzuá e o audiovisual. Essas são as três linguagens por meio das quais o projeto Memórias do Rio Cachoeira (MRC) visa registrar a memória cultural da cidade de Itabuna (sul da Bahia), especialmente a sua relação com o Rio Cachoeira. Para isso, o projeto vai passar por algumas etapas que você vai poder acompanhar por meio do nosso site. São elas:
            A gravação de um CD que trará poemas de diversos autores itabunenses, musicados pela Banda Manzuá. Os 12 poemas selecionados para serem musicados conferem a essência das memórias dos escritores/poetas itabunenses relacionadas ao Rio Cachoeira. Tudo isso traduzido pela musicalidade distinta dessa banda sul baiana, que traz em sua proposta um universo sonoro misturado, o que a enquadra e destaca no cenário alternativo da região.
            A gravação de um documentário sobre aspectos da história do Rio Cachoeira e a sua relação com a história de Itabuna. Aqui, serão utilizados como elementos narrativos os poemas musicados pela Banda Manzuá, gerando, assim, uma trilha sonora regional e inédita.
            A fim de contribuir para o enriquecimento do acervo audiovisual local é que o “Memórias do Rio Cachoeira” está sendo realizado. Com palavras, vozes, sons de guitarras e de tambores e sob as lentes de uma câmera, serão descortinadas as memórias de um rio que banha Itabuna e região, que foi e continua sendo cenário importante e eterno da vida do povo grapiúna.
            Este projeto é vencedor do edital de Apoio a produção de conteúdo em música no estado da Bahia, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). É uma realização do Núcleo de Produções Artísticas, da Panorâmica Produções e Banda Manzuá.

2 comentários:

  1. Olá, meu nome Antonina, residente na cidade de Itabuna-ba, essa semana vi você na record e gostei muito do que vi. Talento puro
    parabéns> Só fiquei triste porque não há nenhum cd gravado, vocês tem uma grande bagagem e muito talento.
    estou torcendo por vocês, e acredito que ainda vou ver vocês na mídia,não entendo gente da gente com grande talento e ainda não divulgado.
    Que Deus abençõe ricamente vocês e SUCESSO!
    AH! POSSO MANDAR UNS VIDEOS DESSES PARA AMIGOS MEUS NO ORKUT? fIQUEI FÁ DE VOCÊS e agora...
    bjs. Felicidades!

    ResponderExcluir
  2. parabéns!!!!
    Vocês vão longe.....fiquei fá

    ResponderExcluir